Foi iniciado nesta quinta-feira, 13 de março, um Inquérito Público para a escolha do nome do futuro Parque da Cidade.
Esta iniciativa surge no âmbito do arranque da empreitada de construção deste novo espaço verde, que visa integrar o património histórico do Mosteiro de Odivelas com novas infraestruturas dedicadas ao lazer, à saúde e ao bem-estar.
Com uma área total de 8 hectares, o parque foi projetado pelo Gabinete de Arquitetura Paisagista de Caldeira Cabral e Elsa Severino e contará com zonas de lazer, espaços de restauração, um palco para eventos, parque infantil, lago contemplativo, pontes suspensas e três parques de estacionamento.
A criação do Parque da Cidade foi uma das propostas mais votadas na Consulta Pública, promovida pela autarquia, no âmbito do Projeto Integrado de Revitalização do Mosteiro de Odivelas. Cumprindo o compromisso assumido, o nome do parque será escolhido pela população através de um processo participativo em três fases.
Na primeira fase, os cidadãos poderão submeter livremente as suas sugestões no site da autarquia. Posteriormente, um júri selecionará cinco propostas finalistas com base em critérios como originalidade, adequação ao conceito de parque urbano, viabilidade e facilidade de comunicação. Na fase final, a votação pública determinará o nome vencedor, que será anunciado a 12 de junho.
A empreitada de construção do Parque da Cidade representa um investimento de 11,9 milhões de euros, dos quais 4,9 milhões de euros são comparticipados pela União Europeia, ao abrigo do programa POR Lisboa 2030.
Pode participar na escolha do nome em: https://www.cm-odivelas.pt/conhecer-odivelas/parque-da-cidade/vote-no-nome