Equipamento social criará 53 vagas na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e 40 vagas no Serviço de Apoio Domiciliário.
Criado em 1975, o Lar de Odivelas foi uma instituição pública dedicada ao apoio a idosos. Encerrado em 2016, o edifício encontra-se agora em plena fase de requalificação que permitirá a criação de 53 vagas na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e de 40 vagas no Serviço de Apoio Domiciliário, ampliando significativamente a capacidade de atendimento à população sénior.
Para viabilizar a requalificação e adaptação do edifício, a Associação Luís Pereira da Motta, entidade gestora, candidatou-se ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), garantindo uma comparticipação de 1,6 milhões de euros. No entanto, devido à evolução do cenário económico nos dois anos decorridos entre a aprovação do financiamento e a adjudicação da obra, o valor final da empreitada superou as previsões iniciais, fixando-se em 1,9 milhões de euros.
Reconhecendo a importância deste investimento para a comunidade, a Câmara Municipal de Odivelas aprovou, em reunião ordinária, um apoio financeiro de 199 mil euros para ajudar a concretizar o projeto.
O Presidente da Câmara Municipal, Hugo Martins, e a Vereadora Susana Santos visitaram os trabalhos em curso do Lar de Odivelas, que tem reabertura prevista para o início do próximo ano, trazendo uma nova resposta social para o concelho.