Inserido no Projeto Integrado do Mosteiro, este espaço verde representa um investimento de 11.9 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Odivelas aprovou, na reunião ordinária do dia 2 de outubro, a adjudicação da empreitada de construção do Parque da Cidade. Com um investimento de 11.9 milhões de euros, este ambicioso projeto visa conciliar o património histórico do Mosteiro de Odivelas com as modernas componentes lúdicas, de saúde e bem-estar.
Com uma área total de 8 hectares, o Parque da Cidade foi projetado pelo Gabinete de Arquitetura Paisagista de Caldeira Cabral e Elsa Severino e contempla várias zonas de lazer, restauração, palco para eventos, parque infantil, lago contemplativo, pontes suspensas e a criação de três parques de estacionamento.
Para Hugo Martins, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, “após um longo e complexo processo de aprovação deste projeto junto da Direção-Geral do Património Cultural, a adjudicação deste concurso representa um passo fundamental para a concretização desta ambição tão antiga. Trata-se, sem dúvida, de um dos maiores investimentos de sempre realizados pela Câmara Municipal, que só se torna possível devido à boa saúde financeira alcançada nos últimos anos. Pelas suas características e por estar inserido no Projeto Integrado de Revitalização do Mosteiro de Odivelas, o Grande Parque da Cidade honrará a expectativa de todos os odivelenses e irá reforçar, ainda mais, a qualidade de vida do nosso concelho”.
Decorridos os procedimentos burocráticos inerentes a um processo desta complexidade, prevê-se que a empreitada tenha o seu início no primeiro trimestre de 2025. A denominação do Parque da Cidade nascerá de um futuro concurso de ideias que será brevemente lançado pela autarquia.