O Município de Odivelas venceu o Prémio Internacional Cidades Educadoras com o projeto «Diálogo Inter-religioso», tendo sido distinguido pelas boas práticas adotadas no território.
A Vereadora da Igualdade e Cidadania, Susana Santos, recebeu o galardão em Curitiba, no Brasil, no encerramento do XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, sublinhando tratar-se de um “projeto de educação para os valores dos direitos humanos e, também, de liberdade religiosa.”
A distinção foi decidida por um júri internacional, composto por especialistas e representantes do Comité Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras – AICE, que analisou candidaturas de 55 cidades e 11 países. Além de Odivelas, o prémio foi, igualmente, entregue à Cidade do México (México) e Santo André (São Paulo, Brasil).
Fundada em 1994, a AICE é uma associação sem fins lucrativos constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. No início do ano 2023, o seu número de membros ascendia a cerca de 500 cidades de 35 países distribuídos por todos os continentes.
Assista ao momento de entrega do prémio: