Conjunto de iniciativas assinalaram o 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974.
No dia em que se assinalou o 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, o concelho de Odivelas acolheu diversos momentos marcantes que uniu milhares de pessoas em torno dos valores de Abril.
Numa manhã que começou com um apontamento cultural que juntou diversos coros do concelho de Odivelas, a vila da Pontinha foi o local de partida da Pedalada da Liberdade e da 45.ª edição da Corrida da Liberdade, que terminaram na Praça dos Restauradores, em Lisboa. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal, Hugo Martins, acompanhado pelo Vereador do Desporto, Francisco Baptista, e pelo Presidente da Junta de Freguesia local, Jorge Nunes, endereçou umas palavras de incentivo e de encorajamento aos mais de 3500 participantes desta mítica prova. O Vice-Presidente Edgar Valles esteve presente na entrega dos prémios aos atletas na meta.
Seguindo a tradição, os Presidentes Hugo Martins e Jorge Nunes entregaram ainda, num gesto simbólico, 50 cravos vermelhos ao Comandante da Unidade de Intervenção da GNR, Major-General Pedro Oliveira e ao Diretor do Núcleo Museológico do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, Coronel Amado Rodrigues. Durante o dia, este Monumento Nacional, instalado no Quartel da Pontinha, recebeu milhares de visitantes que tiveram a oportunidade de conhecer o local de onde foram coordenadas as operações do movimento que instaurou a Democracia em Portugal.
Ainda nessa manhã, o Presidente da Câmara, acompanhado pelo Presidente da União das Freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, Rogério Breia, assistiu às atividades desportivas promovidas no Jardim Chafariz d’El Rey, que assinalaram, na vila da Póvoa de Santo Adrião, esta data comemorativa.