Paços do Concelho iluminados de vermelho e rastreios em diversos locais visaram alertar a população para esta problemática.
A 1 de dezembro, data em que se assinala o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, a Câmara Municipal de Odivelas associou-se à Direção-Geral da Saúde – Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo VIH, com a iluminação dos Paços do Concelho com a cor vermelha.
Integrando desde 2018 o Projeto «Fast-Track Cities: ending the AIDS Epidemic» (Cidades na via rápida para acabar com a epidemia VIH e Sida), Odivelas assegura um conjunto de ações que visa a prevenção da infeção pelo VIH. Nesse sentido, a autarquia aderiu, mais uma vez, à Semana Europeia do Teste, que decorreu de 20 a 27 de novembro. Em parceria com a Liga Portuguesa Contra a Sida, foram realizados testes rápidos ao VIH e a outras infeções sexualmente transmissíveis na Unidade Móvel «Saúde + Perto». Estes rastreios decorreram em diversos locais do concelho, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce.