A 16 de julho, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – estiveram em peregrinação no concelho de Odivelas. Foram acolhidos, logo pela manhã, na Igreja de Caneças, seguindo depois via Famões até ao Jardim da Música, em Odivelas, onde foi celebrada uma missa que contou com a presença de centenas de pessoas, presidida pelo bispo D. Joaquim Mendes.
De seguida, a peregrinação passou pela Igreja de Olival Basto e pela Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Anunciação, na Póvoa de Santo Adrião. Durante a noite, os símbolos estiveram no Parque Urbano do Silvado, onde foi entoado o hino oficial da JMJ, e na Igreja da Ramada, onde decorreu um momento solene de adoração. Neste dia, as famílias de acolhimento receberam, também, os estandartes para afixar nas suas habitações como sinal de receção aos peregrinos.
Já na tarde de 17 de julho, os símbolos rumaram aos Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Odivelas, Francisco Baptista, que destacou o “envolvimento da autarquia desde cedo junto dos comités organizadores, por forma a garantir o acolhimento do maior número de peregrinos, através da cedência de diversos equipamentos municipais e salvaguardando a segurança e acompanhamento dos cerca de dez mil crentes esperados no município”. Ainda nesse dia, os objetos sagrados visitaram a Associação Protetora das Florinhas da Rua e a CEDEMA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos, situadas em Famões.