Celebrando 24 anos de autonomia, realizou-se a 19 de novembro, no Pavilhão Multiusos, a tradicional Sessão Solene Comemorativa do Aniversário do Município de Odivelas.
A cerimónia teve início com a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, Miguel Cabrita, que destacou a transformação e a mudança profunda do município, salientando que “ser um dos mais jovens concelhos do país carrega consigo simbolismo, mas também uma responsabilidade acrescida”.
Já o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, afirmou que “temos assistido a um caminho de crescimento, de evolução e de progresso. Um caminho ancorado na coragem e no empenho de construir um concelho melhor para todos”. No seu discurso, o autarca fez ainda referência aos tempos difíceis que atravessamos, lembrando que as autarquias locais devem assumir “uma atitude proativa no apoio às famílias”. Neste sentido, anunciou que no “orçamento municipal para 2023, haverá uma nova descida da taxa de IMI, de forma a contribuir para o alívio dos orçamentos familiares, fazendo jus ao reconhecimento de Odivelas como uma autarquia amiga das famílias”.
Concluídos os discursos, foram chamados ao palco para receber o Prémio de Mérito Educativo os alunos do Ensino Secundário das escolas do concelho que, ao longo do seu percurso escolar, desenvolveram atitudes de superação de dificuldades, iniciativas ou ações exemplares em benefício da comunidade, assim como aqueles que obtiveram a melhor classificação. Seguiu-se a entrega das Medalhas Municipais de Serviço Público aos funcionários que completaram 15 anos ao serviço da autarquia no ano de 2022. Foram, também, homenageadas figuras e instituições que se destacaram pela atividade desenvolvida no concelho, com a atribuição de Medalhas Municipais de Dedicação Pública e de Mérito.
O evento terminou com um momento musical proporcionado pelo grupo musical Vibrações Ensemble.