Na tarde de 13 de julho, no recinto das Festas da Cidade, no Parque Urbano do Silvado, teve lugar a Sessão Solene comemorativa do 32.º aniversário da elevação de Odivelas a cidade.
Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, saudou o “retomar das festas que nos voltam a juntar, aproximar e reforçar a identidade odivelense, para em conjunto com a freguesia continuar o caminho de progresso e desenvolvimento do concelho”. Sublinhou o “investimento municipal em curso, que aponta para o desenvolvimento e futuro na freguesia de Odivelas, como o Pavilhão Desportivo da Escola Básica D. Dinis-Pombais, a ligação da Rua Tony de Matos à Tomás da Anunciação e a nova Escola Básica do Mosteiro”, destacando, ainda, a realização nas férias de verão de “obras de manutenção e requalificação do parque escolar, num investimento previsto superior a 1,5 milhões de euros, para oferecer boas condições de conforto e segurança a todos os que estudam e trabalham nas escolas do concelho”.
O momento solene contou, ainda, com as intervenções do Presidente da Junta de Freguesia local, Nuno Gaudêncio, e dos representantes das forças políticas com assento na Assembleia de Freguesia. Foram ainda homenageadas personalidades e instituições que se destacaram pela atividade desenvolvida na freguesia, bem como os funcionários da autarquia pelos 15, 20, 25 e 40 anos de serviço público.
Assistiram também à cerimónia o Vereador João António, o executivo da Junta de Freguesia, representantes das entidades civis, religiosas, forças de segurança, bombeiros e movimento associativo.
As Festas da Cidade decorreram até 17 de julho e contemplaram diversos espetáculos musicais, áreas de street food, artesanato, diversões e atividades económicas. Na inauguração, que decorreu a 8 de julho, o Vereador Francisco Baptista, acompanhado do anfitrião Nuno Gaudêncio e de Pedro Vaz, Administrador da Valorsul, visitou os stands e assistiu ao hastear da bandeira de Eco-Evento, pelo compromisso de redução do impacto ambiental resultante do evento e promoção da gestão adequada de resíduos.
