Odivelas está na “linha da frente” da evolução tecnológica através do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de e a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), no passado dia 21 de outubro, nos Paços do Concelho, relativo às alterações na TDT.
O Concelho de Odivelas será, neste caso específico, pioneiro, estando o teste piloto agendado para o próximo dia 27 de novembro. A migração para o novo sistema é simples e será feita através da manutenção da tecnologia atual, implicando apenas uma sintonização da nova frequência, ou seja, não haverá necessidade de uma reorientação da antena de receção, nem troca de televisão ou de descodificador TDT. Os munícipes terão apenas que ressintonizar o seu televisor, usando o comando da televisão ou do descodificador. Informa-se, desde já, que não será necessário subscrever qualquer serviço de televisão paga, pois todos poderão continuar a ver televisão gratuita, como acontece agora.
Depois da alteração do emissor de Odivelas Centro, a 27 de novembro, o processo prosseguirá a nível nacional a partir do final de janeiro/início de fevereiro.
Como sintonizar a nova frequência de TDT?
1 – Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box)
2 – Vá ao Menu e com as setas escolha uma das opções: Configurar | Antena | Setup | Instalar | Ajuste do Canal | Procura de Canais | ou outra equivalente (consoante a marca da TV ou Box) 1 Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box)
3 – Siga as instruções que aparecem no ecrã
Quem tiver dúvidas ou precisar de informações sobre o processo de migração da rede de emissores da Televisão Digital Terrestre (TDT), designadamente sobre a alteração do emissor de Odivelas Centro, agendada para o próximo dia 27, poderá ligar para o 800 102 002, o número gratuito disponibilizado pela ANACOM para este efeito.
O número está disponível entre as 9:00 e as 22:00 todos os dias. No dia 27 de novembro, dia em que o emissor de Odivelas Centro passará do canal 56 para o canal 35, e no dia seguinte, funcionará até às 24:00, por ser expectável que mais pessoas contactem o call center, uma vez que quando o emissor for alterado quem apenas tem televisão gratuita ficará sem imagem no seu televisor. Para voltar a ver televisão normalmente basta fazer a sintonia automática, utilizando o comando da TV ou do descodificador TDT.
. Como vai para uma frequências mais baixa ( canal 56 para o canal 35) . A minha dúvida é a seguinte teremos TDT com qualidade técnica de se ver em perfeitas condições.