SIMAR recebe Certificado de Qualidade

Os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR) receberam, a 3 de outubro, o Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.

Esta certificação da APCER, segundo a norma NP EN ISO 9001:2015, que corresponde ao critério de qualidade, é o reconhecimento do trabalho de excelência efetuado pelos serviços do SIMAR, trazendo mais responsabilidades na melhoria da sua organização, do seu desempenho, da sua imagem interna e externa, tornando-a mais moderna e promotora da satisfação dos munícipes dos dois concelhos.

O Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, afirmou que “ao assumirmos este voto de confiança, assumimos também um compromisso com aquilo que é a nossa missão. servir mais e servir melhor os nossos munícipes”. Esta certificação, segundo o Autarca, “é um justo reconhecimento do que é hoje o papel dos SIMAR, que servem 370 mil munícipes dos dois concelhos representando, aproximadamente, cerca 173 mil clientes”.

1 Comment

  • Não deixando de louvar o esforço de todos os envolvidos no SIMAR na obtenção do Certificado de Qualidade, não posso deixar de discordar do serviço prestado pelos SIMAR aos munícipes de Odivelas, nomeadamente na zona da Quinta Nova.

    Se consultarem o SIGIMI, verificarão que a Quinta Nova está na zona com o coeficiente (1.85) mais elevado do concelho de Odivelas, apurado e atribuído pelo município e aplicado pelas finanças. Significa isto que um imóvel é considerado de alto valor, pela sua localização, construção e serviços públicos ao dispor. O que é falso.

    Para compararem com outros locais de superior qualidade, as Colinas do Cruzeiro, tem um coeficiente de 1.75.

    Um alto coeficiente da zona em causa, deve ter sido atribuído há muitos anos atrás, provavelmente quando Loures ainda era a sede do concelho e os SIMAR (antigos Serviços Municipalizados de Loures) serviam um único município. Sabemos agora que, havendo 2 municípios servidos pela mesma entidade, as coisas não correm como devem e a qualidade dos habitantes degrada-se.

    Se é porque Odivelas não paga a tempo, ou os serviços contratados não são cumpridos, ou as cores politicas são diferentes, não sei. O que sei é que o serviço é péssimo:

    – Entre 6 a 8 vezes por ano, o abastecimento de água é cortado por roturas, cuja reparação os SIMAR levam entre 6 a 10 horas a repararem. Se há uma rotura na Ramada a caminho de Caneças, a água é cortada cá em baixo, porque o reservatório está lá em cima. Se a rotura é para os lados do metro, a Quinta Nova fica sem água porque o reservatório fica cá em cima… Se o SIMAR diz que a culpa é da canalização ter 50 anos e está podre, compete ao município programar, financiar e substituir.

    – O serviço de recolha dos resíduos sólidos, é, se me permitem o termo, uma vergonha. Ocorre a partir da 1 hora da madrugada e o ruido é insuportável, infringindo TODAS AS NOITES a própria Lei. Por vezes chegam a cruzar-se 2 camiões de recolha na mesma rua. Então quando despejam o Vidrão (no mesmo horário, pasme-se!) toda urbanização acorda. Os contentores são danificados pelos equipamentos, deixando de abrir as tampas porque as molas se partiram, obrigando as pessoas a sujar as mãos. Os ecopontos para recolha de vidro, papel e plásticos, encontram-se danificados porque o equipamento pendurado no braço da grua bate contra o topo dos mesmos danificando-os. De vez em quando aparece um camião novo, movido a GPL, com supressores de ruído, mas em 95% dos casos, aparecem camiões velhos, extremamente ruidosos. Não quero sequer pensar que os camiões novos estão ao serviço nas zona s do concelho de Loures.

    – Quando há um feriado e fim de semana, os contentores que habitualmente já se enchem num só dia, ficam a abarrotar e o lixo fica empilhado no chão por mais do que 2 dias. Os restaurantes existentes são obrigados a colocar assim os resíduos, caso contrário tem de encerrar de vez. Por ser uma zona ventosa, o lixo espalha-se pelas ruas, acumula-se nos jardins e terraços dos prédios. Tudo por não haver recolha suficiente. É graças ao esforço do pessoal da Junta de Freguesia de Odivelas, que esse lixo é recolhido.

    – Há quinze anos que moro aqui e nunca vi a lavagem dos contentores nem lavagem das ruas. Mas tenho visto-o regularmente noutros locais do concelho de Loures, a poucos kms desta zona. É caso para perguntar se os habitantes daqui são preteridos. Nos últimos 4 anos temos assistido a pragas de mosquitos e moscas durante todos os dias, mesmo no inverno.

    – A juntar a estas situações temos também vários cortes de energia durante o ano, que se prolongam por muitas horas. Não sendo um problema dos SIMAR nem do Município, é motivo para que o executivo verifique e exija da EDP a correção destas situações.

    – Os cortes de água e energia ocorrem curiosamente quando as pessoas chegam do trabalho. Não há banho para ninguém, não há jantar para ninguém, a comida nos congeladores estraga-se, os restaurantes e cafés deixam de poder servir.

    Resumindo, se os SIMAR estão certificados pela norma ISO 9001:2015, não é, de todo, pelo serviço que por aqui prestam. Quando o presidente da Camara Municipal de Odivelas, afirma que os SIMAR tem um excelente desempenho e contribuem para a satisfação dos munícipes, posso garantir que aqui, na urbanização Quinta Nova, é coisa com que não concordamos, nem podemos aceitar.

    Até que as condições melhorem significativamente, seria de bom tom, a autarquia reduzir o coeficiente para 1.4 ou menos, abdicando de receber um valor exorbitante, como se isto fosse uma zona de luxo.

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