A Câmara Municipal de Odivelas promoveu, durante os dias 16 e 17 de novembro, o Seminário «Mosteiro de Odivelas, um Museu em Construção», com o propósito de apresentar, refletir e debater sobre a atividade que tem vindo a ser desenvolvida em torno deste monumento nacional. Mais de duas centenas de pessoas assistiram a painéis temáticos, onde especialistas de referência nacional e técnicos do Grupo de Trabalho para a criação do Centro Interpretativo do Mosteiro de Odivelas apresentaram as mais recentes descobertas sobre os túmulos do Rei D. Dinis e do Infante. O estudo da documentação que se encontra em processo de conservação e de restauro na Torre do Tombo, a investigação efetuada às lápides sepulcrais da Sala do Capítulo, bem como o projeto museológico que será instalado no Mosteiro de Odivelas, foram alguns dos temas debatidos.
Neste âmbito, foi ainda inaugurada uma exposição de peças representativas das vivências religiosa e educativa que ali existiram, patente no antigo Refeitório das Monjas. Esta mostra, de longa duração, será integrada nas visitas de carácter mensal abertas à população que a autarquia realiza.
No seminário estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, o Vereador da Cultura, Edgar Valles, a Subdiretora-geral da Direção-Geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, e o Presidente da Junta de Freguesia local, Nuno Gaudêncio. O evento contou com a colaboração dos alunos do Curso de Turismo da Escola Secundária de Caneças.