No âmbito dos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho para a Criação do Centro Interpretativo do Mosteiro de Odivelas (GTCIMO), a Câmara Municipal de Odivelas participou no Internacional Medieval Congress 2022, que decorreu de 4 a 7 de julho na Universidade de Leeds, em Inglaterra.
Neste encontro foram realizadas duas comunicações pela autarquia, destacando-se a apresentação alusiva ao estudo do quadro da Rainha Santa Isabel que se encontra no Mosteiro de Odivelas, intitulada “To Be Herself: The Singular Example of Queen Elisabeth of Portugal (1270-1336) – Iconographic Analysis of an Unpublished Painting of the Monastery of Odivelas [“Ser ela própria: o exemplo singular da rainha D. Isabel de Portugal (1270-1336): Análise iconográfica de um quadro inédito no Mosteiro de Odivelas”].
A participação neste tipo de iniciativas, de índole científica, tem feito parte integrante do trabalho do GTCIMO, dada a relevância da divulgação do património do Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, assim como dos estudos de investigação relativos à História, História de Arte, Arqueologia e Antropologia em curso, que decorrem em parceria com Centros de Investigação da Universidade de Lisboa.