No passado dia 20 de outubro, decorreu a sessão de abertura do II Congresso Internacional “A Hidráulica em Edifícios Monumentais”, que teve lugar no Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, em Odivelas. O Mosteiro serviu de foco para debate de trabalhos de investigação recentes sobre a componente hidráulica da arquitetura histórica monumental, religiosa e civil.
Este encontro, promovido pelo ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), em parceria com as câmaras municipais de Odivelas, Mafra, Loures e Arruda dos Vinhos, e com o Museu da Água, contou com a participação de técnicos municipais que integram o Grupo de Trabalho para a criação do Centro Interpretativo do Mosteiro de Odivelas que, a 20 de outubro, apresentaram a comunicação “Proposta de Estudo do Sistema Hidráulico do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo de Odivelas”, no âmbito do projeto “Aquaodivelas”.
Tendo também presente os desafios ambientais que se impõem na atualidade e sabendo que a água é um bem essencial e partilhado por todos, este II Congresso Internacional serve ainda para, em conjunto, refletir e partilhar soluções de sustentabilidade.
No decorrer da sessão de abertura, o Vereador da Câmara Municipal de Odivelas, Edgar Valles, destacou a importância deste trabalho para o património local, agradecendo o apoio que a FLUL tem prestado em toda a investigação sobre o Mosteiro de Odivelas.