Odivelas celebrou Dia Internacional das Cidades Educadoras

Iniciativas pela inclusão e igualdade decorreram a 29 e 30 de novembro.

A 30 de novembro, o Complexo Lúdico da União Desportiva e Recreativa de Santa Maria, no Bairro da Urmeira, foi palco das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, com um programa dedicado à inclusão e igualdade.

O evento contou com a leitura da Declaração Institucional deste dia, que sublinha o compromisso municipal com os valores de educação, cidadania e solidariedade. Foi, também, apresentada a peça de teatro «Ser Diferente, Cá Dentro», que abordou temas como o racismo ou a xenofobia, cativando os participantes com a sua mensagem. A celebração contou com a interpretação do Hino das Cidades Educadoras pela Tuna Gerações, um projeto promovido pela União das Freguesias de Pontinha e Famões.

Ainda neste âmbito, a 29 de novembro, a autarquia levou 100 seniores ao Centro Cultural Malaposta para assistirem à peça de teatro «A Noite», de José Saramago, incentivando a hábitos culturais junto da população idosa.

Estas comemorações refletiram o espírito das Cidades Educadoras, que reconhecem a educação como elemento central para a construção de sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis.

Entre os participantes, marcaram presença a Vereadora da Igualdade e Cidadania da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Santos, o Presidente da União das Freguesias de Pontinha e Famões, Jorge Nunes, e a Conselheira Municipal para a Igualdade, Hortênsia Mendes, entre outros.

As iniciativas foram realizadas no âmbito da Operação Integrada Local do Programa «Comunidades em Ação», financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *