Homenagem ao ator decorreu numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro-Ministro e do Presidente da Câmara Municipal.
Em homenagem ao ator Ruy de Carvalho, figura máxima do teatro em Portugal, a sala principal do Centro Cultural Malaposta passa agora a chamar-se sala Ruy de Carvalho. A placa foi descerrada na noite de 12 de setembro, em ambiente festivo, numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, e de Carla Matadinho e Paulo Sousa e Costa, CEO e Diretor Artístico da Yellow Star Company (YSC), respetivamente.
Este momento foi o ponto alto da apresentação da programação cultural para a temporada 2024/2025 da produtora YSC, atual concessionária da Malaposta. O evento contou, ainda, com a estreia da peça «A Ratoeira», de Agatha Christie, que inclui Ruy de Carvalho num elenco de excelência.
Hugo Martins afirmou ser “uma honra e um orgulho para o concelho de Odivelas ter Ruy de Carvalho como presença assídua na vida cultural deste espaço”, referindo ainda todo o trabalho desenvolvido pela YSC, “que tem transformado, com mais luz e brilho, o Centro Cultural Malaposta”. Por seu lado, o Primeiro-Ministro saudou com gratidão o ator, “o maior de todos os tempos, que demonstra uma capacidade enorme para estar ainda em palco e levar a sua força e a sua arte ao público”.
Marcaram também presença nesta celebração o antigo Presidente da República, General Ramalho Eanes, acompanhado pela antiga Primeira-dama, Manuela Eanes, o antigo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, os Vereadores Edgar Valles, Susana Santos, Francisco Baptista e Mónica Vilarinho, os presidentes das Juntas de Freguesia de Póvoa de Santo Adrião/Olival Basto, Rogério Breia, de Odivelas, Nuno Gaudêncio, e de Pontinha/Famões, Jorge Nunes, e muitas figuras ligadas ao mundo do teatro e do espetáculo.