É oficial e definitivo. Está aprovada a nova linha de metro que ligará Odivelas e Loures por metro de superfície.
A nova linha terá ligação à linha amarela, que vai de Odivelas à estação do Rato, em Lisboa. De acordo com o Metro de Lisboa, “promoverá uma ligação rápida e estruturante entre os importantes polos de Loures e Odivelas, estendendo-se num corredor em “C”, ligando o Hospital Beatriz Ângelo ao Infantado, com transbordo e interface para Lisboa na estação de metro de Odivelas”.
Terá 17 estações e cerca de 11,5 km de extensão: 9 ficarão no concelho de Loures, nas freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas numa extensão de cerca de 6,4 km, e 8 no concelho de Odivelas nas freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças numa extensão total de cerca de 5,1 km.
As estações terão diferentes tipologias (12 de superfície, 3 subterrâneas e 2 semi-enterradas), acrescenta ainda o Metro de Lisboa.
O decisão foi tomada esta quinta-feira em Conselho de Ministros através da aprovação da realização de despesa relativa ao investimento da linha violeta do Metro de Lisboa, que ligará Odivelas e Loures por metro ligeiro de superfície.