O Clube Atlético e Cultural (CAC) da Pontinha apresentou a 22 de março, nos Paços do Concelho, em Lisboa, a 40.ª edição do seu já mítico Torneio Internacional de Futebol Infantil. Desde 1981, este evento tem dado destaque a muitos jovens que, mais tarde, vêm a sagrar-se grandes jogadores do futebol português e internacional.
Pedro Proença, Presidente da Liga Portuguesa de Futebol, é o patrono da edição deste ano. O antigo árbitro manifestou “um grande orgulho e honra” com este convite, lembrando que viveu 23 anos na Pontinha e esteve na primeira edição do torneio enquanto espetador.
Presente na apresentação, o Vereador do Desporto da Câmara Municipal, Francisco Baptista, realçou as políticas desportivas municipais, realçando que a autarquia acompanha os clubes odivelenses no desenvolvimento das suas atividades, “entendendo o seu contributo como determinante para o sucesso do Desporto em Odivelas e da nossa comunidade”.
Para além de contar, pela primeira vez, com uma mulher a arbitrar o jogo da final, esta edição homenageia, ainda, José Carlos Pires, antigo presidente do clube, pela sua dedicação em manter aquele que é, segundo o patrono Pedro Proença, “o verdadeiro torneio das camadas jovens”.
Estiveram presentes, entre outras individualidades, o presidente do CAC, António Roque, os presidentes das Juntas de Freguesia de Pontinha/Famões e Carnide, Jorge Nunes e Fábio Sousa, o presidente do IPDJ, Vítor Pataco, o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Joaquim Evangelista, e Carlos Lourenço, sócio n.º 1 do CAC e antigo Vereador da Câmara Municipal de Odivelas.
O Torneio Internacional de Futebol Infantil do CAC realiza-se de 6 a 9 de abril, no Complexo Desportivo do Alto do Lumiar. Sporting CP, SC Braga, FC Porto, CF «Os Belenenses», Real Betis (Espanha), Brondby IF (Dinamarca) e US Grigny (França) são os clubes que acompanham o CAC na competição.