O Programa «Diabetes em Movimento», que tem por objetivo sensibilizar a população diabética para a importância da atividade física como forma de controlo da doença, arrancou a 11 de janeiro no concelho de Odivelas.
Sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do «Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física» e do «Programa Nacional para a Diabetes», o «Diabetes em Movimento» destina-se a utentes diabéticos tipo 2, inscritos nas Unidades de Saúde Familiar Novo Mirante e 7 Castelos. Até junho, irão participar no programa 30 munícipes da União das Freguesias de Pontinha e Famões e 25 da União das Freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto.
Este programa engloba a realização de três sessões semanais de atividade física regular, monitorizadas por profissionais de exercício físico e por enfermeiros, e de ações de educação para a saúde, visando uma melhoria significativa dos estilos de vida destes utentes.
O lançamento oficial desta iniciativa contou com a presença dos Vereadores da Saúde e do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas, Edgar Valles e Francisco Baptista, respetivamente; do Presidente da União das Freguesias de Pontinha e Famões, Jorge Nunes, e do Programa «Diabetes em Movimento», as enfermeiras Carla Simões e Ana Patrícia Eira, e o responsável clínico, Pedro Godinho Fernandes.