Marmelada Branca de Odivelas recebe Certificado Europeu no Mosteiro de Odivelas

No âmbito das comemorações do 24.º aniversário do município, decorreu, na tarde de 18 de novembro, no Mosteiro de Odivelas, a entrega oficial do Certificado Europeu de Indicação Geográfica Protegida (IGP) à Marmelada branca de Odivelas (MbO), por parte da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, destacou “a importância deste certificado para a identidade local, a dinamização económica e a promoção do território”, reforçando que “esta distinção traz à autarquia uma acrescida responsabilidade de zelar e pugnar pela fidelidade e qualidade deste produto diferenciador”.

A representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, afirmou que esta classificação “representa uma mais-valia ao produto e presta um tributo à região e à sua história”.

Decorreu, ainda, no mesmo local a cerimónia da Assinatura do Protocolo de colaboração entre o Município de Odivelas, a AECSCLO (Associação Empresarial de Comércio e Serviços dos Concelho de Loures e Odivelas), através do Presidente Rodolfo Cardoso, e os Produtores de Marmelada Branca.

O Protocolo, para efeitos de Controlo de Qualidade da MbO, visa garantir a defesa do produto e dos seus legítimos produtores e impedir usurpações indevidas da marca.

Assistiram ainda às cerimónias os Vereadores Edgar Valles, Susana Santos, Mónica Vilarinho, João António, o Diretor da Escola Profissional Agrícola D. Dinis, Tiago Gouveia, o Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio, representantes da Confraria da MbO e a Conselheira Municipal para a Igualdade, Hortênsia Mendes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *