A Câmara Municipal de Odivelas celebrou, a 30 de novembro, o Dia Internacional das Cidades Educadoras, que este ano teve como lema: “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”.
As comemorações iniciaram-se com o hastear da bandeira das Cidades Educadoras nos Paços do Concelho, em Odivelas, onde estiveram o Presidente da Câmara, Hugo Martins, a Vereadora da Educação Susana Santos, o Presidente da Junta da União das Freguesias de Pontinha e Famões, Jorge Nunes, e Carina Castanheira, em representação do Presidente da Assembleia Municipal.
No momento, Hugo Martins realçou a importância de assinalar este dia, tendo em conta que “uma das grandes responsabilidades do poder local, enquanto agente educador, é olhar para as pessoas como o seu melhor e maior bem. A sua diversidade é o que torna uma Cidade Educadora única”.
Seguiu-se uma marcha pelas ruas de Odivelas, que contou com a participação de cerca de uma centena de pessoas. Em cada paragem desta marcha foi lido um ponto da Carta das Cidades Educadoras, lembrando que a construção da comunidade e de uma cidadania livre, responsável e solidária, se faz através da capacidade de “conviver na diferença, de solucionar pacificamente os seus conflitos e de trabalhar pelo bem comum”, segundo o documento.