Na passada terça-feira, 6 de julho, a imagem de São Vicente Pallotti abençoou a inauguração da rua de Odivelas que tem agora o seu nome. O novo topónimo homenageia, assim, aquele que é o fundador da ordem religiosa dos Palotinos, a que pertencem os priores da Igreja da Divina Misericórdia, nas Patameiras. Situada naquela que era uma parcela da Rua António Prior do Crato, a Rua São Vicente Pallotti é agora a morada da Igreja.
Numa cerimónia singela, estiveram os Presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Odivelas, Hugo Martins e Nuno Gaudêncio, respetivamente, que acompanharam os padres José Zavorski, Juliano Silva e Gilmar Simplício na bênção das placas toponímicas desta rua.
Na ocasião, Hugo Martins referiu que, com este ato, cumpriram-se dois propósitos: “Realçamos, assim, não só o espírito coletivo de trabalho em virtude do desejo da Paróquia de ver repercutido para a eternidade o nome de São Vicente Pallotti, mas também um sentimento de materialização da identidade desta congregação no nosso concelho”. O Presidente da Câmara lembrou, ainda, que “quando todos trabalhamos como elos conexos de uma cadeia, chegamos mais longe”, rematando: “Deixamos aqui um legado para o futuro e para a história. Assim sejamos merecedores dele.”
Nascido em Roma em 1795, São Vicente Pallotti foi ordenado padre em 1818, aos 23 anos. Foi teólogo e doutor em Filosofia, tendo as suas atividades apostólicas marcado a história da Igreja no século XIX. Os Palotinos são uma ordem religiosa de vida apostólica da Igreja Católica, fundada em 1835 com o nome do Padre que foi declarado Santo pelo Papa João XXIII em janeiro de 1963.
