Iniciaram-se as obras de construção do Centro Interpretativo das Águas de Caneças e a reabilitação da Fonte das Piçarras

Teve início a empreitada de construção do Centro Interpretativo das Águas de Caneças, no atual terreno da Fonte das Piçarras, com duração prevista de 270 dias. Uma intervenção abrangente que procura, além da reabilitação desta Fonte, preservar a memória histórica secular em torno da riqueza cultural da Vila de Caneças, das suas águas e dos seus costumes.

A Fonte das Piçarras, também conhecida por Fonte de Santo António, foi construída por volta de 1898, destacando-se pela sua decoração em estilo neomanuelino. Trata-se de uma das mais belas fontes de Caneças onde, anteriormente no seu local, existia um poço que abastecia a população da zona.

O Município de Odivelas vai, agora, criar naquele local um espaço museológico, com uma ampla área polivalente de exposições, cafetaria, loja e um contexto ambiental dedicado à água.

“A construção deste Centro Interpretativo constitui uma grande homenagem à Vila de Caneças, às suas gentes e tradições. Este investimento, num espaço que se encontrava bastante degradado, reforçará a identidade local e representa a aposta que o Município de Odivelas tem vindo a realizar nos últimos anos na recuperação e na valorização do seu património histórico e cultural.”, reforçou o Presidente da Câmara Municipal, Hugo Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *