No ano passado a Câmara Municipal de Odivelas requalificou cerca de cinco quilómetros de cursos de água. Este ano serão requalificados mais 3.55 quilómetros, investimento que ronda os 70 mil euros.
As linhas de água na Ribeira da Caneças, Ribeira de Famões, Ribeira de Paiã/Cegulim, da Quinta da Condessa, do Bairro do Olival do Pancas e os Afluentes da Ribeira da Póvoa foram alvo de uma intervenção em 2018. As obras de qualificação dos cursos de água, cerca de cinco quilómetros de área intervencionada, resultaram num investimento de cerca de 50 mil euros para garantir o normal escoamento dos caudais que afluem aos troços fluviais, minimizando os efeitos de cheias em dias de muita chuva.
Para este ano já estão agendadas novas intervenções, ao todo, 3.55 quilómetros cujo investimento ronda os 70 mil euros. Os troços intervencionados serão Rio Da Costa – no troço entre o Bairro das Palmeiras (Viaduto da Circular Regional Interior de Lisboa CRIL) e o Bairro dos Cágados (Viaduto do Metropolitano) – e Ribeira de Odivelas, a partir da foz (Rio da Costa) para montante.
