“Casa no Largo D. Dinis” vence Prémio Municipal de Arquitetura 2023

No dia 22 de junho foi entregue o Prémio Municipal de Arquitetura de Odivelas, um concurso bienal promovido pela Câmara Municipal, que se destaca como um instrumento de incentivo à criação e à recriação de espaços físicos diferenciadores, bem como, de reconhecimento do trabalho dos arquitetos na valorização e salvaguarda do património arquitetónico e urbanístico do concelho.

O arquiteto Tiago Mota, com o projeto de reabilitação do edifício de habitação unifamiliar “Casa no Largo D. Dinis” na Rua do Neto, em Odivelas, foi o vencedor da edição deste ano. Foram ainda entregues as Menções Honrosas aos arquitetos Manuel Tojal, pela reabilitação da Barbearia Adão, João Amaral, pelo edifício de habitação unifamiliar “Casa do Saramagal”, em Famões, e a Nuno Magalhães pelo Jardim de Infância Alzira Beatriz Pacheco, na Póvoa de Santo Adrião. Na categoria “Destaque” foi premiado o Arquiteto Olavo Benedito Dias pelo edifício de habitação multifamiliar “Colina dos Cedros Residence”.

Os galardões foram entregues no decorrer de uma cerimónia no Jardim da Quinta do Espírito Santo, onde o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, fez questão de agradecer aos patrocinadores – Anlorbel, Janellux, e Strada Outlet, e de felicitar os premiados pelos seus trabalhos que “nos despertam para a beneficiação do espaço público, para a fruição dos cidadãos, para o bem coletivo, e, sobretudo, por terem acrescentado valor ao nosso território com os seus projetos”. O autarca salientou, ainda, que “juntos, estamos a projetar o nosso território além-fronteiras e a afirmar uma visão que se pauta por mais cuidado no desenho urbano e na qualidade construtiva, mais exigência e mais qualificação, em prol do Município de Odivelas e dos odivelenses”.

Assistiram, também, à cerimónia os Vereadores Edgar Valles, Francisco Baptista e Mónica Vilarinho, o Presidente da União de Freguesias de Pontinha/Famões, Jorge Nunes, entre outras individualidades.

Na edição deste ano estiveram a concurso 19 projetos, na sua larga maioria edifícios de habitação unifamiliares. Conheça-os (aqui).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *