No âmbito das investigações em desenvolvimento nas áreas da história, da arte e do património, o Grupo de Trabalho para a Criação do Centro Interpretativo do Mosteiro de Odivelas tem vindo a realizar um trabalho de levantamento e identificação dos elementos arquitetónicos e escultóricos que integram os dois claustros do mosteiro.
Este estudo tem permitido reconhecer as diferentes características das alas do Claustro Novo e do Claustro da Moura, recolhendo a identidade destes elementos, as suas características, dimensões e particularidades. Representados num dos capitéis do Claustro da Moura, destaca-se, numa das faces, o brasão que representa a ordem de Cister, estando na face oposta o báculo abacial.
Em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, os investigadores especializados nestas áreas encontram-se a analisar as várias campanhas de obras ocorridas nas alas dos claustros, resultado de épocas diferentes, de modo a obter um conhecimento sobre as técnicas usadas, sobretudo ao nível das colunas, tramos e os fechos das abóbadas.
O aprofundamento das componentes arquitetónica e escultórica do edificado, e nomeadamente este estudo dos Claustros, será fundamental para compreender as diversas fases de construção do Mosteiro de Odivelas.