Na passagem dos 100 anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen – 6 de novembro de 1919 – um conjunto de iniciativas celebradas em torno da escritora, a nível nacional, recordam-nos aquela que foi uma das maiores figuras da literatura portuguesa do século XX.
A 9 de dezembro, a autora foi homenageada pelos alunos da Escola Básica Sophia de Mello Breyner Andresen, em Famões, no âmbito de uma iniciativa do Ministério da Educação, que este ano oferece 100 livros a cada uma das seis escolas do País com o seu nome. Esta iniciativa contou com a presença de Maria Sousa Tavares, filha da poetisa, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, dos Secretários de Estado João Costa e Susana Amador, e do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins.
“Escritora grandiosa, poetisa fabulosa”, assim apelidada pelos alunos, Sophia foi também recordada pela filha, que respondeu a todas as perguntas sobre a sua mãe.
Houve ainda a oportunidade de admirar a evolução do trabalho do grafiter Ivo Santos, mais conhecido como Smile, que está a desenhar na fachada do edifício a imagem da autora de “A Fada Oriana” ou a «A Menina do Mar».
Adoro a sua escrita…
Adoro os seis poemas….
Adoro os seus poemas… a sua escrita!