Reciclagem destes invólucros está disponível na freguesia de Odivelas e expansão ao resto do município está já prevista.
Os apreciadores de café residentes nos concelhos de Odivelas e Loures têm agora uma nova forma de dar destino sustentável às cápsulas usadas.
O acordo de parceria entre os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos (SIMAR) e a empresa RECAPS foi assinado a 24 de junho, na presença do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Odivelas, João António, do Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio, do Presidente do Conselho de Administração dos SIMAR, Nuno Leitão, e de Corália Rodrigues, Vogal pelo Município de Odivelas, entre outros. Este documento prevê o lançamento de um projeto pioneiro de recolha e reciclagem deste tipo de resíduos, com a instalação de contentores específicos para a deposição de cápsulas de café em locais estratégicos e de grande afluência.
As cápsulas podem, assim, independentemente da marca ou do material, sejam de plástico ou alumínio, ser recicladas e os invólucros darão origem a novos objetos de uso quotidiano, como mobiliário urbano, por exemplo. A borra de café será reaproveitada como fertilizante natural para as terras agrícolas.
Com esta medida, os SIMAR pretendem facilitar o encaminhamento adequado destes resíduos, promovendo comportamentos mais sustentáveis e reduzindo a quantidade de lixo indiferenciado. A iniciativa será, numa primeira fase, exclusiva das freguesias de Odivelas e Loures, mas a sua expansão a todo o território dos dois concelhos está prevista para breve.