Nova linha contará com 17 estações em Odivelas e Loures, num investimento total de 527,3 milhões de euros.
O Metropolitano de Lisboa (ML) lançou, a 15 de março, um concurso público internacional para a construção do Sistema de Metro Ligeiro de Superfície entre Loures e Odivelas, também conhecido como linha Violeta.
Na sessão de lançamento foi assinado o protocolo de colaboração entre o Metropolitano de Lisboa e os dois municípios, que formaliza e reconhece o modelo de contratação pública deste sistema de Metro Ligeiro e a definição de responsabilidades de cada uma das partes envolvidas.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, este “é um momento histórico para a mobilidade da zona norte da Área Metropolitana de Lisboa, em especial para Odivelas e os 100 mil munícipes do concelho que serão servidos por esta linha”. O autarca salientou, ainda, que “este investimento traz vantagens para o concelho ao nível do alívio da pressão do território, melhor mobilidade e ligação direta ao Hospital Beatriz Ângelo, maior descongestionamento e oferta de estacionamento, e menor ruído e redução na emissão de CO2 para a atmosfera”.
Este projeto terá um investimento total de 527,3 milhões de euros, dos quais 390 milhões serão financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência e 137,3 milhões de euros pelo Orçamento do Estado.
A Linha Violeta contará com um total de 17 estações e cerca de 11,5 km de extensão. No concelho de Odivelas serão construídas oito estações que vão servir as freguesias de Odivelas, Póvoa de Santo Adrião/Olival Basto e Ramada/Caneças, numa extensão total de 5,1 km. Já no concelho vizinho serão construídas nove estações que servirão as freguesias de Loures e Santo António dos Cavaleiros/Frielas, numa extensão de 6,4 km. As estações terão diferentes tipologias, a saber: 12 de superfície, 3 subterrâneas e 2 em trincheira. Prevê-se que a linha esteja operacional até ao final de 2026.
A cerimónia, que teve lugar no Auditório do ML, contou, ainda, com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, do Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, Miguel Cabrita, do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, do Presidente do Metropolitano de Lisboa, Vítor Domingues dos Santos, e dos Presidentes de Junta de Freguesia de Odivelas, Póvoa de Santo Adrião/Olival Basto e Ramada/Caneças, Nuno Gaudêncio, Rogério Breia e Manuel Varela, respetivamente.