Prémio Beatriz Ângelo distingue Maria Antónia Machado e Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres

A 8 de março, o Pavilhão Multiusos de Odivelas recebeu a cerimónia de entrega do Prémio Municipal Beatriz Ângelo, uma distinção anual do município de Odivelas a mulheres ou instituições com ação a nível local ou nacional, que se destacam nos vários setores da sociedade e na promoção da igualdade de género.

Nesta 12.ª edição foram distinguidas Maria Antónia Machado, Presidente da CEDEMA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos, e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, num prémio que homenageia a sufragista, ativista dos direitos das mulheres e líder de movimentos feministas portugueses no início do século XX, Carolina Beatriz Ângelo, que se destacou, entre outros factos, por ser a primeira mulher a votar em eleições no nosso país.

“Na verdade, a mulher é feita de uma massa sem igual. A sua força, a sua resiliência, a sua elasticidade, o seu inconformismo e a forma como cuida, como trabalha e como se reinventa todos os dias, constituem uma inspiração permanente para todos nós”, foram estas as primeiras palavras de Hugo Martins, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, na data em que se assinalou o Dia Internacional da Mulher, salientou, ainda, que “o município tem vindo a assumir-se como um agente ativo de mudança enquanto catalisador de equidade, progresso e de esperança”. Para o autarca, o Prémio Municipal Beatriz Ângelo premeia, este ano, “uma grande mulher e uma distinta instituição que em muito honram e dignificam o seu legado”.

Por sua vez, Miguel Cabrita, Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas (AMO), afirmou que “este prémio, que distingue dois rostos da sociedade civil, é representativo, de algum modo, da realidade portuguesa e dos desafios e caminhos da igualdade entre nós. É, também, um espelho de como este combate pela igualdade é, e continua a ser (ainda) um imperativo transversal”.

Esta cerimónia contou, ainda, com um momento musical interpretado por Andreia Francisco e Pedro Pires.

Estiveram igualmente presentes neste momento de homenagem o antigo Presidente da autarquia, Manuel Varges, Sónia Dias em representação da Alta Comissária para as Migrações, os membros do júri do prémio – as Vereadoras Susana Santos, Ana Isabel Gomes, Maria da Luz Nogueira e o membro da AMO, Hugo Ernano, em representação dos partidos políticos com assento no Executivo Municipal – os Vereadores Edgar Valles, Francisco Baptista, Mónica Vilarinho, João António, os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, a Conselheira Municipal para a Igualdade, Hortênsia Mendes, e demais representantes de instituições sociais, entidades civis, educativas e religiosas.

Assista aos melhores momentos desta cerimónia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *