O Metropolitano de Lisboa vai crescer nos próximos anos e a previsão é que ligue Odivelas a Loures em 2025. O plano está em consulta, mas já se conhecem as estações que poderão nascer com este alargamento.
De acordo com o ‘Estudo de Impacte Ambiental do Projeto da Linha Violeta’, esta Linha de metro ligeiro engloba 19 estações.
“A Linha Violeta apresenta um desenvolvimento com cerca de 13 km de extensão, predominantemente à superfície (8,6km), mas também com troços em trincheira (0,4km), em viaduto (0,4km) e quatro troços em túnel (aproximadamente 3,7km)”, pode ler-se no documento.
Destas 19 estações, três são estações subterrâneas, duas em trincheira e 14 à superfície. Onze estações estarão localizadas no concelho de Loures e oito no concelho de Odivelas.
Qual é o plano?
É ainda referido que o “traçado proposto tem como objetivo servir os grandes núcleos populacionais de Loures e Odivelas, fazendo a ligação entre as freguesias com maior densidade urbana e ligando os mais importantes polos de serviços e comércio”.
Faz muita falta
Tudo bem,quanto mais rápido melhor
A melhoria da mobilidade em concelhos tão populosos como Odivelas e Loures é sempre bem vinda, depois de tantas promessas ao longo de anos.
Nas estações do metro da Póvoa de Santo Adrião ( Herois Chamite, Chafariz d’el Rei Povoa de Santo Adrião) à superficie, NÃO ESQUECER O ESCOAMENTO DE AGUAS.
Em Dezembro 2022, tivemos dois dias de cheias na rua principal Av. Almirante Gago Coutinho, há que respeitar o curso da ribeira/rio.
Bom trabalho, ficamos a aguardar pela obra feita e pelo dia da inauguração.
Entao uma pessoa que esteja no infantado e queira ir para o hospital tem que ir a Odivelas para voltar para loures?
Nao faz muito sentido
Se for para melhorar as estações ou até mesmo nos horários(porque ao domingo) o metro🚇 também tem as suas falhas nos horários e que haja menos poluição!
Tudo tem o seu momento. Estou ansioso pela sua inauguração. Obrigado
Caríssimos,
Apenas sou da opinião de que deveria ser circular, dar continuidade do ponto 19 ao 1, certamente serão necessárias mais umas estações mas porque não disponibilizamos já o futuro.
Anda agora o metropolitano a fazer o que tem lógica, porque não deixar o trabalho em Odivelas/Loures bem feito, são hoje mais uns milhões mas mais tarde serão a poupança de 5×mais.
Cumprimentos
Paulo Pereira