Município e Centro Comunitário Paroquial de Famões assinam contrato de comodato do Centro Infantil de Odivelas

Foi assinado, a 1 de julho, nas instalações do Centro Infantil de Odivelas (CIO), o Contrato de Comodado entre a Câmara Municipal de Odivelas (CMO) e o Centro Comunitário Paroquial de Famões (CCPF), no âmbito da continuação da gestão deste Centro Infantil que dá resposta nas valências de creche (39 vagas), creche familiar (84 vagas), pré-escolar (125 vagas) e serviço de apoio domiciliário (50 vagas).

O Presidente da autarquia, Hugo Martins, o Presidente do CCPF e o seu tesoureiro, Diácono Alcino Coelho e Nuno Almeida, respetivamente, assinaram o contrato que visa a continuidade do trabalho já desenvolvido por esta instituição.

Hugo Martins aproveitou a ocasião para agradecer ao CCPF e ao Centro Distrital de Lisboa da Segurança Social “pelo espírito de missão social expressado e por potenciarem um trabalho em rede” salientando.

Por sua vez, o Diácono referiu que “é intenção do CCPF continuar a cuidar do equipamento e das pessoas que o utilizam, procurando sempre melhorar a oferta, os serviços e a qualidade do equipamento para o exercício das suas funções”.

O momento contou ainda com uma visita às instalações, dando conta das obras de melhoramento e requalificação efetuadas até à data, e com um momento musical proporcionado por algumas crianças e colaboradores do CIO. Marcaram também presença nesta cerimónia a Vereadora da Educação da Câmara Municipal, Susana Santos, o Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio, o Diretor Executivo do CIO, Juvenal Baltazar, e Mónica Conrado, Diretora Pedagógica.

O Centro Infantil de Odivelas está instalado num edifício municipal que, após a saída da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), passou para gestão do CCPF no ano letivo de 2016/2017, depois de um trabalho de articulação entre a autarquia e o Instituto da Segurança Social, que verificaram que a instituição reunia todas as condições para gerir este equipamento social.

Desde então, a Câmara Municipal executou obras de adaptação do edifício, cumprindo as regras de funcionamento em vigor, e substituiu o telhado de fibrocimento. Foi ainda criada uma sala de berçário com capacidade para sete crianças. As intervenções tiveram um investimento autárquico inicial de 112 mil euros.
Com o encerramento de outro equipamento em gestão pela SCML em Odivelas – Lar de Odivelas – foi ainda possível resgatar as vagas de apoio domiciliário, não deixando assim famílias desprotegidas.

De realçar, também, que estão assegurados os cerca de 30 postos de trabalho que, com esta operação de parceria, permite dar continuidade a esta importante valência no concelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *