Num momento especialmente delicado para o setor cultural, e para os agentes e estruturas envolvidas na sua conceção, produção e dinamização, os municípios da área metropolitana de Lisboa, de uma forma unânime, concertaram sinergias e vontades, e montaram uma programação com impacto na subsistência de quem faz da cultura a sua vida, mas que é também uma tomada de posição clara acerca da importância das atividades culturais na vida da nossa comunidade.
Este projeto, designado por “Mural 18”, está assente no lema “muralizados no apoio à cultura”, é um evento cultural em rede, que decorre durante o primeiro semestre de 2021 e que une agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do nosso património cultural, imaterial e material. A programação abarca múltiplos espetáculos, maioritariamente online, com festivais de teatro, concertos, dança, encontros de escritores, pintura de murais, exposições, entre outros.
O Município de Odivelas será um dos participantes ativos neste projeto, apresentando-se com uma vasta oferta cultural, e disponibilizando informações diversas sobre o património e a cultura do nosso Concelho. Em Odivelas, a programação inicia-se no dia 16 de janeiro com o concerto de Ano Novo gravado no Mosteiro de São de Dinis e São Bernardo.