Teve início na semana passada a distribuição de cabazes alimentares a famílias do Concelho de Odivelas que se encontram em situação de vulnerabilidade. Esta é uma medida de apoio criada pela Câmara Municipal de Odivelas que, com a aquisição de géneros alimentares no valor de cerca de 22.000€ – através do Fundo Social de Emergência – garante uma resposta ao aumento de cerca de 50%, entre os meses de abril e maio, do número de pessoas inscritas no programa de banco alimentar. Após análise da Autarquia verificou-se que, na maioria destes agregados familiares, tinha existido perda de rendimentos em consequência da pandemia Covid-19. Não obstante o reforço de entrega de alimentos pelo Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa, às instituições que prestam este tipo de apoio, percebeu-se que as mesmas não foram suficientes para fazer face a todos os pedidos.
O Programa de Apoio Alimentar às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade – Fundo Social de Emergência permite, assim, reforçar os cabazes alimentares (que incluem mercearias, peixe e carne congelados) que abrangem cerca de 2000 pessoas em acompanhamento e que, simultaneamente, estão sinalizadas pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (SAASI).
Esta é uma iniciativa municipal realizada em coordenação com o reforço da entrega de alimentos por parte do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC), o que permitirá duplicar, entre agosto de 2020 e maio de 2021, o número de destinatários apoiados.
