ODIVELAS EM FESTA RECEBE “CIDADE EUROPEIA DE DESPORTO” EM CERIMÓNIA MEMORÁVEL

Na passada sexta-feira o Pavilhão Multiusos acolheu a festa de abertura de Odivelas Cidade Europeia do Desporto (CED) 2020. Um espetáculo fantástico que juntou centenas de atletas das mais variadas associações do Concelho e diversos músicos e cantores de renome nacional, tais como Anjos, Emanuel, João Pedro Pais, José Reza, Miguel Ângelo, Miguel Gameiro, Sérgio Praia e UHF, acompanhados pela Orquestra do Maestro Nuno Feist. A cerimónia que primou pela sua originalidade, foi apresentada por Carlos Ribeiro, Fátima Lopes, José Figueiras, Marco Horácio e Patrícia Matos, e contou com a apresentação pública do hino oficial.

O evento teve início com a entrega da Taça e da bandeira da CED – transportada por ciclistas do Colinas Bike Tour desde Portimão até Odivelas, marcando, assim, a passagem de testemunho.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, sublinhou “a honra e o enorme orgulho da Autarquia por esta merecida conquista, bem como pela confiança e a responsabilidade que nos foram depositadas.”, recordando que o município tem assistido a um investimento significativo em infraestruturas e equipamentos educativos, sociais e desportivos. Hugo Martins aproveitou a ocasião para lembrar os patronos da candidatura de Odivelas: os atletas Naide Gomes, Nelson Évora, Jorge Pina e Susana Barroso, caras sobejamente conhecidas do desporto nacional dado que atingiram os mais importantes pódios internacionais, olímpicos e paralímpicos.

A Câmara Municipal estima que 32 mil habitantes do Concelho sejam membros de uma coletividade, clube ou associação desportiva. Na elaboração da nova Carta Desportiva do Concelho, apurou-se que 49,8% da população é praticante de atividade desportiva regular. Num Concelho onde quase metade da população pratica atividade física regular, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, considerou o evento como “mais um motivo de orgulho para Odivelas e para o País.” Gian Francesco Lupattelli, Presidente do ACES Europa, e Nuno Santos, Presidente do ACES Portugal, também estiveram presentes, elogiando a organização do evento.

O espetáculo que fica na história e na memória, sobretudo dos odivelenses, foi apenas o “pontapé de saída” de Odivelas enquanto Cidade Europeia do Desporto em 2020. Ao longo do ano haverá diversas iniciativas e eventos que refletem a paixão pelo desporto, pela prática desportiva, pelo bem-estar dos munícipes e pela inclusão através do “Desporto para Todos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *