É já uma tradição com 17 anos. Anualmente, em setembro, o Largo do Coreto, em Caneças, enche-se para receber os milhares de visitantes que acorrem em busca das melhores sopas da região. Este ano, de 13 a 15 de setembro, o XVII Festival da Sopa, que divulga uma parte da gastronomia do nosso Concelho, trouxe consigo uma novidade: acompanhando as preocupações ambientais e de forma a reduzir a pegada ecológica, esta edição foi ‘plastic free’, com a substituição do plástico por materiais biodegradáveis e recicláveis.
Com a organização da Câmara Municipal de Odivelas, em parceria com a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Ramada e Caneças, esta edição contou, pela primeira vez, com um mercado biológico e uma mostra empresarial, para além das já tradicionais ‘tasquinhas’ de restaurantes, mostra e venda de artesanato, música – este ano com a participação do Trio Maravilha, de Amaro Máscaras, de Ágata, de Nani Nadais e os Bizarros e da Banda Maior – e muita animação.
A inauguração do Festival realizou-se no primeiro dia do certame, a 13 de setembro, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, dos Vereadores Edgar Valles, Paulo César Teixeira e João António, da representante da Vereadora Susana Santos, Andreia Morgado, dos Presidentes da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia de Ramada/Caneças, Manuel Varela e João Azeitona, e da representante da Assembleia Municipal, Tânia Beleza.